Páginas

domingo, 4 de setembro de 2011

Mania de Criticar

Frequentemente, com todas essas discursões de Parkour e Freerunning o que é o que, ou quem faz o que e tudo mais que sempre está no mundo do Parkour. Muitas críticas surgem principalmente em cima dos Freerunners, pois pessoalmente vejo o Parkour mais divulgado como herói do que vilão.

E vejo que nestes momentos surgem opiniões, na maioria das vezes comentários, totalmente sem base e que não acrescentam nada a aquele momento.

Pois bem, como a maioria deve saber Parkour e Freerunning são duas formas de movimentação, que na maioria das vezes os praticantes iniciam conhecendo apenas como Parkour (já que a divulgação de ambos para "leigos" não é tão diferenciada), mas que depois vão se separando ao mesmo tempo que não se dividem por inteiro.

Porém como falei anteriormente o Parkour é visto como mocinho, e quando alguém vem falar de giros ou movimentos do tipo, alguns que se dizem defensores do Parkour começam a falar mal. Mas ai que surge o problema. Será que aquela pessoa que gira ou tudo mais não é apenas um praticante de Freerunning que quer acrescentar movimentos acrobáticos junto a sua movimentação? E que quem está criticando em algum momento já realizou algum movimento do tipo?

Esta discussão de Parkour x Frerunning é bem antiga e no momento não quero entrar nela nesta postagem, apenas quero propor que antes falar ou criticar qualquer pessoa, tenhamos consideração das informações que aquela pessoa possui e a forma que ela tenta representar a atividade que ela faz. E ao invés de criticar fornecer auxílio para que a pessoa não persista no "erro".

Um exemplo bem claro do que quero tentar propor é o que ouvi durante um Saut de Cast do site Pulo do Gato, quando alguem lá (não lembro quem) cita que Luci Romberg, a única mulher competidora do Art of Motion, falou que pratica e gosta de Frerunning e não Parkour uma declaração que é raramente é ouvida, isto não faz dela superior ou inferior a ninguém, mas de certa forma ela tem o reconhecimento do que ela faz e divulga da forma correta.

Resumindo, a intenção é praticar e divulgar qualquer que seja a atividade de forma consciente quanto ao que faz e da forma que faz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou ou não!? Deixe aqui seu comentário sobre o que achou. Críticas construtivas sempre são bem vindas.