Páginas

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Conceito repetitivo, mas interessante


Muita gente já tá cansado da conceituação do Parkour que se refere à atividade como "um deslocamento de um ponto A a um ponto B da forma mais rápida possível". Mas foi justamente essa pequena expressão, ponto A ponto B, que me chamou atenção durante uma aula de metodologia científica.

Na maioria das aulas de metodologia devo confessar que fico bem sonolento e as vezes o assunto fica meio disperso da minha atenção. Mas quando ouvi um conceito que o professor comentou fiquei um pouco mais direcionado ao foco daquela aula e a cada momento conseguia relacionar o conteúdo a alguns conceitos que eu aplico no meu Parkour.

Tudo começou quando ele comentou sobre o que era um método e vou pontuar cada tópico como ele citou:
  • Método: É o caminho que me leva de um ponto A a um ponto B.
  • Etapa: São partes integrantes do método.
  • Técnicas: Conjunto de instrumentos utilizado para ultrapassar as etapas.
Relacionando o Parkour com os conceitos vistou eu pensei dessa forma: O método seria o percurso a se realizar, etapa são os obstáculos do caminho e técnicas são as próprias técnicas de movimentação.

Os pontos A e B também foram divididos em 2 situações:
  • Ponto A: Situação problema.
  • Ponto B: Solução.
Parece algo bem óbvio, mas acrescentou alguns detalhes aos meus conceitos atuais.

E ainda ouvi mais um pensamento bem interessante:
"Com o surgimento de um problema, o ser utiliza o meio a seu favor."
O professor criou uma situação para exemplificar: onde um galho de árvore no chão não representava nenhuma utilidade para uma pessoa, mas em uma situação de defesa ele poderia ser utilizado como arma. Vejo isso também dentro do Parkour, pois quando não estamos necessitando de defesa ou deslocamento eficaz o ambiente urbano é apenas um ambiente, mas numa situação de perigo ele se transforma em uma arma que favorece um deslocamento bem rápido.

Os conceitos eram usados pra explicar os métodos de abordagem do conhecimento, mas ao menos para mim foram bem relacionados ao Parkour.

E como pode ser observado estes conceitos são bem simples, mas da mesma forma que chamaram a minha atenção e me acrescentaram conhecimento, acredito que alguem também possa se interessar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou ou não!? Deixe aqui seu comentário sobre o que achou. Críticas construtivas sempre são bem vindas.