Páginas

segunda-feira, 26 de março de 2012

Competitividade X Cooperatividade



Competição no Parkour é um assunto bem comum entre muitos dos praticantes, ainda mais depois que surgiram diversos tipos de competições em que colocavam o Parkour como o foco, mas tentavam inventar desculpas de que isso não acontecia.

Pois bem, sempre quis falar sobre o assunto e estou vivendo um momento em que procuro me afastar muito dessas competições e ao mesmo tempo procuro me aproximar bem delas mas de uma maneira saudável.

Ah... Mas ai você vai pensar: Isso é só desculpa dele pra competir e dizer que é contra...

Não, muito pelo contrário. Quando falo de competições e desafios, quero falar de uma competição interna comigo mesmo.

É mais ou menos assim: quando estou focado em um treino meu, procuro sempre desenvolver meu melhor e só parar depois que souber que não vou ter mais um rendimento aceitável. Essa seria minha competição.

Já quando eu estou com meus parceiros de treinos, também procuramos desafios em grupos, mas isso não porque queremos ver quem consegue e quem não consegue, mas sim procuramos nos desenvolver juntos e manter um nível equilibrado entre a gente que costuma sempre treinar juntos.
Isso é o que chamo de cooperatividade, ou seja, usar um desafio ou uma dificuldade em conjunto não para procurar um melhor ou um pior do que o outro. Mas uma evolução em conjunto, com todos cooperando em prol do coletivo.

Resumindo, competitividade e cooperatividade podem andar juntas, mas deve haver um uso saudável de cada uma delas e com as pessoas certas.

E as melhores partes do treino em que todos vão para treinar é que a gente não fica só treinando, a gente se diverte junto!

Escrevi esse texto bem rápido, deve ter ficado confuso. Foi mais porque fazia tempo que não postava nada e porque queria escrever alguma coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou ou não!? Deixe aqui seu comentário sobre o que achou. Críticas construtivas sempre são bem vindas.